Música E Saúde Mental Com Elivelton Pixaim


Dia 10 de outubro é considerado o dia internacional da saúde mental (Embora se você sofra de algum transtorno vai sofrer hoje, amanhã e sempre. Ao menos que se trate, é claro.) A Organização Mundial Da Saúde (OMS) afirma que a saúde mental é o bem-estar que a pessoa sente, e assim consegue se empenhar e driblar a dificuldade rotineira causada pelo estresse.

Para discutir esse tema, nada mais obvio do que entrevistar o guitarrista Elivelton Pixaim que - por ironia do destino - também estuda psicologia.

De acordo com seu ponto de vista a educação musical pode ajudar na saúde mental?

"A música tem inúmeras funções, isso não é segredo, mas se observamos com calma veremos que ela tem uma grande importância. Como, por exemplo, no combate contra o Alzheimer, fortalecendo a memória do indivíduo, como também o Mal de Parkinson. Mantendo as mãos do paciente firme e rígidas. Em minha tese de iniciação cientifica irei trabalhar com algo a respeito; a importância da música em terapias de saúde mental. Então, aprender música não é somente uma arte, mas também uma enorme fonte de terapia."

"Todo mundo adoece de alguma forma! Se sentirmos uma dor de dente vamos ao dentista, se sentimos dor no corpo vamos a algum médico especialista na área da dor. Portanto, nossa mente não é diferente. Ela também adoece. Cuidar da saúde mental também é importante."


Para os interessados em aprender tocar, ou dar uma descontraída com algum instrumento, o guitarrista fez uma lista dos principais equipamentos que usa:

Cordas elixir_strings
Guitarra Strinberg SG
Violão Earth
Pedais: Overdrive, Cry Baby e um Flange
Cabos: Santo Angelo
Cubo: VOX EXTREME
Criação harmônica Audacity
Ukulele: Shelby
Palhetas: Alice Pick 0,96mm



Não consigo me lembrar de encontrar algum estilo musical em Cantagalo que não seja gauchesco ou sertanejo. Até hoje, pelo menos.

Essa foi a primeira vez em quase uma década que alguém, como o Elivelton, apresentou uma diversidade de estilo tal como o estilo Indie. Embora seja um tanto quanto desconhecido para os moradores daqui, se outros estilos musicais revigorassem com o tempo aprenderíamos lidar com outras etnias culturais, sem modificar o nosso núcleo de bagagem cultural. Ou seja: Cantagalo finalmente adquiriria uma cultura própria.





Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário